Alimentos e nutrientes para o Diabetes tipo 2

O Diabetes do tipo 2 é uma doença que vem alcançando patamares avassaladores – trazendo consigo outras doenças que impactam diretamente na vida da população brasileira e mundial. Por ser considerada uma doença de característica metabólica, o fator mais marcante é a presença da hiperglicemia sustentada – isto que dizer: altos níveis de glicose na corrente sanguínea por um longo período.

Além deste fator, outros problemas metabólicos surgem, como a resistência à insulina, síndrome metabólica, dislipidemias e problemas vasculares.

Um dos fatores importantes no tratamento da doença é evitar o aparecimento de outras doenças metabólicas como a retinopatia diabética, nefropatia e neuropatia diabética – além de grandes riscos de acidente vascular cerebral (AVC) e infarto agudo do miocárdio.

 

Apesar deste cenário, pesquisas recentes têm demonstrado mudanças na saúde e no melhor controle da diabetes tipos 2 com a modificação da alimentação atual – tudo o que você precisa é inserir um novo estilo de vida – simples.

Mas sabemos que não é tão simples assim, pois vários fatores podem contribuir para o modelo alimentar atual na população.

Tratamento da Diabetes Tipo 2

O tratamento oferecido pelo médico responsável é incentivado, com a manutenção da glicemia e a adesão de medicamentos chamados hipoglicemiantes. Estes medicamentos são de grande ajuda no controle da doença e para o NÃO avanço das outras doenças metabólicas.

A principal meta é o controle da hiperglicemia – controle de peso e manejo dos sintomas.

Alimentação para o Diabetes Tipo 2

Vamos manter o foco! O que você precisa? – CONTROLE GLICÊMICO – ou seja, alimentos que possuem menores chances de aumentar a sua glicemia.

Para entendermos melhor vamos falar de quais alimentos têm o potencial de descontrolar a glicemia do indivíduo que possui diabetes tipo 2.

Hoje em dia com a falta de rotina alimentar, temos o hábito de levar à boca aquilo que nos é mais fácil, prático e rápido – isso mesmo, o fast-food. Torna-se um vilão pois a forma com que é construído permite o consumidor a ingerir uma quantidade grande de calorias e baixíssimos níveis de nutrientes para a manutenção da saúde. 

Esses alimentos são ricos em açúcares e gorduras do perfil saturado, o que causa um efeito deletério ao organismo. Refrigerantes, salgadinhos tipo chips, frituras, bolos e doces em geral, bem como o álcool são os alimentos com potencial de descontrolar a diabetes tipo 2 no paciente.

Alguns erros comuns no dia a dia

  • Acordar e comer apenas pão com manteiga e café;

  • Permanecer em jejum por um longo período e depois realizar a refeição de almoço em grandes quantidades;

  • Pedir refrigerante ou sucos na hora do almoço, isso mesmo – aqui entram os sucos também;

  • Comer bolos, biscoitos, doces e outros beliscos durante o dia;

  • Trocar o jantar por lanches rápidos – famosos lanches para entrega;

     

Tudo isso, associado a hábitos sedentários tem um grande potencial de descontrolar muito a sua glicemia e inativar os efeitos dos medicamentos e dos seus esforços para o controle da doença.

Se você segue este padrão de vida você precisa rever a sua rotina alimentar e seus hábitos atuais, pois há grandes chances de você se complicar ainda mais vivendo desta maneira

 

Como deve ser a alimentação com a Diabetes Tipo 2

Primeiro de tudo, se você nunca teve a oportunidade de ter um acompanhamento nutricional, comece pelo básico, sem grandes restrições desnecessárias – sempre pense: o que devo incluir na alimentação para melhorar meu controle glicêmico? –

Aqui vão algumas dicas básicas:

 

  • Consuma de 2 a 3 frutas por dia (evite sucos);

  • Consuma mais alimentos integrais;

  • Adicione leites e derivados na sua rotina alimentar, pelo menos 3 porções;

  • Mantenha-se hidratado, em média 2 a 3 litros de água por dia;

  • Consuma sementes e oleaginosas no seu dia a dia;

  • Dê preferência ao consumo de folhosos e vegetais em geral;

Porque devo fazer essas escolhas?

Lembra que a meta é o controle da sua glicemia em níveis normais aceitáveis? Estes alimentos possuem este potencial. São alimentos que você consome que vão te nutrir, te manter saciado e não vão alterar a sua glicemia. Há um equilíbrio entre os nutrientes que permite com que seu organismo receba de forma ordenada a glicose que é disponível para o uso.

A ideia aqui é que você reveja se o seu estilo de vida atual tem permitido com que você trate bem seu corpo e a sua doença. Sem a correta mudança do estilo de vida torna-se quase impossível a melhora dos sintomas da diabetes tipo 2.

Existe algo a mais para melhorar minha glicemia?

Os suplementos alimentares são utilizados para diversas aplicações, dentre manter o equilíbrio de nutrientes no organismo. É comum em uma dieta para perda de peso a ingestão de baixos níveis de minerais e vitaminas, e com isso a suplementação se torna um aliado até que você consiga atingir seu objetivo e retomar uma alimentação menos restritiva.

Segundos os estudos mais recentes, quando o indivíduo ingere doses recomendadas de cálcio e magnésio, há menos risco do desenvolvimento do diabetes tipo 2 – isso acontece pelo fato dos minerais trabalharem diretamente no metabolismo da glicose e da insulina.

Litho Calcium é um suplemento natural produzido a partir de algas marinhas calcificadas naturalmente. Com isso, seu conteúdo é rico em cálcio, magnésio, ferro, silício e outros muitos minerais essenciais ao bom funcionamento do corpo. A suplementação de Litho Calcium pode te ajudar a entrar neste estilo de vida facilitando a sua rotina inicial enquanto você vai modificando a sua alimentação e inserindo mais atividade física.

Com 96% das necessidades, Litho Calcium tem boa absorção e possui uma disposição molecular que protegem os minerais de não serem absorvidos ou degradados – isso garante a biodisponibilidade.

Além de conseguir atingir a meta de minerais do dia de forma prática, Litho Calcium é natural, vegano e não possui calorias.

Comece hoje a trabalhar por uma vida mais saudável!

Não perca tempo, clique não botão abaixo e escolha o seu.