Veganos x alimento rico em minerais

22 de maio de 2020 0 Por Écio Souza

O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade. Dos veganos junk food aos veganos crudívoros – e todos mais entre eles – há uma versão do veganismo para todos os gostos. No entanto, uma coisa que todos nós temos em comum é uma dieta baseada em vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como: carne, laticínios, ovos e mel, bem como produtos como o couro e qualquer produto testado em animais.” Definição criada pela The Vegan Society, da Inglaterra, mais antiga entidade vegana do mundo.

Diante da dieta restrita de alimentos está se tornando uma das causas da fome oculta (ou deficiência marginal), problema causado pela falta crônica de nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais. Mesmo que passe despercebida, a fome oculta pode trazer graves consequências, incluindo menor resistência a doenças, baixa imunidade, deficiência mental e até mesmo a morte. Um estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition (EJCN), mostra que a saúde óssea é uma das principais preocupações para os veganos, população cuja taxa de fraturas é quase um terço mais alta se comparada à população em geral. Isso acontece porque esse grupo apresenta menor consumo de cálcio e vitamina D e o que resulta na baixa densidade mineral óssea.

Devido a esses fatores, especialistas recomendam às pessoas que adotam o veganismo que consumam alimentos fortificados (com adição de vitaminas e minerais) e tomem suplementos alimentares. “Quando se é vegano, é necessário ser muito mais vigilante sobre o consumo de nutrientes que não são tão inatos à sua dieta”, alertou a nutricionista Kate Scarlata, à revista Women’s Health. 

Outro ponto relevante a ser levado em consideração é a questão do atual solo ser pobre em nutrientes, então mesmo com uma dieta equilibrada não é suficiente para alcançar todos os níveis necessários. O Litho Calcium, é um alimento completo, 100% natural e vegetal, que eleva a capacidade do organismo de funcionar melhor em todos os sistemas devido a alta concentração de minerais essenciais como Cálcio, Zinco, Ferro, Selênio,Vitamina C, Vitamina D, que ajustam o pH orgânico e dão condição para o organismo trabalhar em sua maior plenitude, de forma equilibrada e mineralizada.