Durante o III Congresso de Medicina e Estilo de Vida, realizado em novembro de 2020, foram discutidos temas ligados ao pilar, que é defendido por esses profissionais da saúde:nutrição, atividade física, sono, manejo do estresse, relacionamentos saudáveis e controle de tóxicos, categoria que inclui cigarro, álcool, drogas ilícitas e mesmo automedicação.
Sobre o sono, o psiquiatra e psicogeriatra Rafael Góis Campos, lembra que: para além do descanso e relaxamento, o período do sono é o período de aprendizado do sistema imunológico. “Portanto, noites maldormidas causam problemas físicos, sociais, cognitivos e psicológicos, como fadiga, falta de atenção e memória, baixo rendimento e complicações cardiovasculares, para quem dorme menos de seis horas por dia”, alertou.
Há motivos como dores agudas ou crônicas que com certeza interferem no sono. A osteoporose, por exemplo, é uma doença que se relaciona muito com quadros de insônia ou mesmo dificuldade para dormir. O indivíduo que apresenta essa condição não dorme bem e apresenta quadros de diferentes intensidades de depressão ou melancolia. Mas, para além dos desafios que a doença trás, quando o assunto é dormir, Rafael dá algumas dicas para tentar regular o sono, tão importante para todos:
- À noite evite refeições pesadas mas também não vá se deitar com fome;
- Evite os exercícios físicos à noite;
- Evite o tabaco, álcool (que parece facilitar o sono mas o torna superficial) e cafeína;
- Controle a luminosidade e o barulho do ambiente de dormir;
- Colchões e travesseiros devem ser os melhores possíveis. É um investimento!;
- É importante ter rotinas definidas: horário para dormir e para acordar.
Para portadores de osteoporose ou mesmo de fibromialgia, Litho Calcium é um grande aliado no alívio das dores (pois oferece uma grande quantidade de magnésio, tido pela ciência como um dos principais analgésicos naturais) e na recuperação de equilíbrio emocional. Isso se dá pois oferece uma grande quantidade de triptofano, que é um aminoácido que aliado ao magnésio formam a principal matéria prima para que o corpo produza serotonina, que é o hormônio da felicidade. Quando temos um controle da dor e da depressão, com certeza o sono melhora, bem como a disposição física e a vida no geral.
Saiba mais sobre o por que é tão importante buscar soluções para mineralizar seu organismo e porque os alimentos que hoje consumimos não dão conta sozinhos da missão de fornecer minerais em quantidade e qualidade ao nosso corpo. Leia a matéria: POR QUE A MAIORIA DOS ORGANISMOS APRESENTA DEFICIÊNCIA DE MINERAIS?