Minerais na saúde capilar

Pele, unhas e cabelo têm se tornado de grande relevância na manutenção da saúde e da estética. Hoje a busca por técnicas capilares e de estética corporal tem evoluído bastante e ajudado milhões de pessoas, mas será que você está se lembrando de nutrientes simples e de fácil acesso que serão peças-chave para a saúde dos cabelos, da pele e das unhas?

Na pele, o silício age melhorando a síntese de colágeno e ativando enzimas construtoras – melhorando também a elasticidade e a força.

Achados de estudos tem indicado que boas quantidades de silício no cabelo estão relacionadas com menor taxa de queda e aumento do brilho capilar.

Há uma interação entre o silício e a queratina nas unhas, pois a produção dos glicosaminoglicanos fazem parte desta engajada estrutura celular.

Oferta de silício na saúde humana

CABELOS

– MENOR TAXA DE QUEDA;

– AUMENTO DO BRILHO.

PELE

– SÍNTESE DE COLÁGENO; 

– HIDRATAÇÃO.

UNHAS

QUERATINIZAÇÃO;

– FORTALECIMENTO.

O envelhecimento da pele, cabelos e unhas

O processo de envelhecimento ocorre por dois mecanismos principais: intrínseco e extrínseco.

O envelhecimento intrínseco é inevitável e resulta em atrofia, redução de fibroblastos e afinamento dos vasos sanguíneos. As fibras de colágeno são particularmente afetadas nesse processo, o que resulta do acúmulo de alterações degenerativas irreversíveis associadas ao envelhecimento.

O envelhecimento extrínseco resulta principalmente de danos causados pela radiação ultravioleta. Outros fatores relacionados a esse tipo de envelhecimento incluem tabagismo, poluição e nutrição inadequada. Esses tipos de lesões levam ao aumento da degradação do colágeno e da elastina. Além disso, uma redução no número de proteínas matriciais extracelulares e uma diminuição nos fibroblastos são descritas, além de uma redução dos níveis de silício e ácido hialurônico nos tecidos conjuntivos.

“Podem haver perdas de até 1% de colágeno por ano após os 21 anos”

O colágeno e as fibras formadas por ele são responsáveis pelas propriedades biomecânicas da pele, permitindo que ela atue como órgão de proteção contra traumas externos.

O teor adequado de colágeno no organismo são fortes componentes essenciais da integridade estrutural do tecido conjuntivo e estão presentes em grandes quantidades na pele, ossos e articulações. Com base nisso, o uso de mecanismos que influenciam a biossíntese dessa proteína é como uma ferramenta potencial para melhorar e prevenir o envelhecimento da pele.

Aqui entram os estudos sobre o silício

Em 1972, o silício era um elemento essencial em galinhas e camundongos. Esses experimentosdemonstraram que deficiências nutricionais de silício levaram a deformidades esqueléticas,como crânio anormal e estruturas ósseas longas, bem como articulações malformadas comteor ruim da cartilagem. Assim, demonstrou-se um importante papel do silício namineralização óssea.

Depois disso, diversos estudos mostraram participação do silício em diferentes mecanismos,com resultados positivos associados a maiores concentrações desse elemento no sangue empacientes com osteoporose, aterosclerose, envelhecimento da pele e cabelos e unhas frágeis.

As principais fontes de silício da dieta são os cereais (30%), seguidos pelos produtos derivadosde frutas, bebidas e vegetais em geral. Juntos, esses alimentos fornecem cerca de 75% do totalde silício ingerido pelo homem.

Será que as fontes alimentares são suficientes?

No entanto, há estudos que questionam a biodisponibilidade do silício de algumas fontes, devido à baixa solubilidade de alguns compostos. Assim, embora quantidades significativas de silício estejam presentes em alguns alimentos, às vezes é apresentado de forma insolúvel e não pode ser diretamente absorvido no trato gastrointestinal.

Silício orgânico Litho Calcium – Melhor absorção

Diferentes padrões de consumo de suplementos contendo silício são observados em todo o mundo. Como exemplo, o silício orgânico – comumente o monometo silanetriol – presente em vários suplementos alimentares, mostra-se seguro e bem absorvível.

Pesquisadores já em 2013 realizaram um estudo para avaliar a segurança do uso desse suplemento. Um grupo de 22 mulheres saudáveis, que não estavam na menopausa, receberam suplementação oral silício orgânico por 4 semanas, com a dose máxima recomendada de 10,5 mg/Si/dia. Os autores concluíram que a ingestão de silício orgânico é segura e bem absorvida.

Suplementação segura

Em um estudo, o primeiro ensaio randomizado, duplo-cego, controlado por placebo que apresentou resultados positivos na microtopografia da pele e anisotropia após a ingestão de suplemento contendo silício observou, ao final do período de uso do suplemento, uma melhora significativa nas características da superfície da pele e em suas propriedades mecânicas.

Em outro estudo também houve melhora significativa na fragilidade das unhas e cabelos do grupo utilizando silício por um período de nove meses.

As quantidades de silício no Litho Calcium são suficientes?

Por dose (3 capsulas ao dia), temos 19,5 mg de silício orgânico biodisponível – o que supre as demandas necessárias para uma boa suplementação com o intuito de boa pele e cabelos mais saudáveis.

Artigo por: Gustavo Gomes Guerra – Nutricionista Clínico e Esportivo – CRN MG 9 20826

 

Referências: [1] Martin KR. Silício: os benefícios para a saúde de um metaloide. Met Ions Life Sci. 2013;13:451-73. [2] Araújo LA, Addor F, Campos PMBGM. Use of Silicon for skin and hair care: an approach of chemical forms available and efficacy. An Bras Dermatol. 2016;91(3):331-5.

Não perca tempo, clique não botão abaixo e escolha o seu.